A riqueza do conhecimento


A riqueza do conhecimento

Dr. Francisco Gonçalves - Diretor de Recursos Humanos do Grupo H Saúde & Gestor de Formação da Academia H Saúde

Atualmente, olhamos para os Recursos Humanos de forma completamente diferente daquela que existia nos finais do Séc. XIX. Altura em que o Homem era encarado, somente, como um ser que apenas produzia e consumia, em vez de ser visto como “motor” da Organização. Cada vez mais, é valorizado o potencial Humano. Nos dias que correm, há uma maior noção e valorização da competência, da qualificação e, os Recursos Humanos, são legitimamente considerados como um conjunto de aptidões técnicas e pessoais, essenciais para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Os Recursos Humanos são o recurso mais valioso que uma empresa pode possuir. Sem as pessoas certas e competentes nos locais adequados, e nas funções certas, torna-se impossível alcançar o sucesso que todos ambicionam. Desta forma é necessário, cada vez mais, que as empresas se preocupem em selecionar as pessoas adequadas à função certa, assumindo o compromisso do seu desenvolvimento e manutenção, tendo em vista a eficiência organizacional.

Fruto das transformações ocorridas nas sociedades ocidentais, particularmente em contexto organizacional, nas últimas três ou quatro décadas, a gestão estratégica de recursos humanos assenta, atualmente, em três grandes pressupostos. Um deles, o capital humano, que é a maior fonte de vantagem competitiva, as pessoas que implementam o plano estratégico e, por fim, que deve ser adotada uma abordagem sistemática para definir onde a empresa quer estar e como quer lá chegar.

O desenvolvimento de uma Gestão de Recursos Humanos eficiente tem vindo a ganhar cada vez mais importância ao longo dos anos. Para isso, é necessária a implementação de uma rede de práticas organizacionais estruturadas, que estimulem a satisfação dos trabalhadores. Apesar de ser visível o crescimento do interesse por esta área, acontece que ainda são muitas as questões que se colocam relativamente às práticas de gestão de recursos humanos e à valorização dessas mesmas práticas pelos trabalhadores. Isto, quer em termos metodológicos, quer pelas bases teóricas que sustentam os diferentes estudos, bem como a ausência de respostas concretas sobre as práticas de gestão de recursos humanos mais valorizados pelos trabalhadores.

Se as pessoas são um fator chave para o sucesso organizacional, devemos ter especial atenção na sua gestão quer seja através de práticas mais antigas como a compensação, a formação ou os sistemas de gestão de desempenho. Também, através de práticas mais recentes e progressistas de gestão de recursos humanos detetáveis nos investimentos em áreas como a seleção e desenvolvimento de competências e produtividade ou no desenvolvimento de instrumentos de aferição da função.

Gerir pessoas é implementar de forma estruturada, políticas, práticas e sistemas que influenciem o comportamento, as atitudes e o desempenho dos membros da organização no sentido de aumentar a sua competitividade e a capacidade de organização que consequentemente permitirá a evolução e sucesso organizacional.

Para ser uma fonte de vantagem competitiva a gestão dos Recursos Humanos deve ser estratégica de forma a atrair, desenvolver e reter o capital humano essencial à prossecução dos objetivos organizacionais. Se reconhecemos aos Recursos Humanos um papel fundamental na organização pois constituem o “motor” da criação de riqueza, de que modo podemos otimizá-los ao máximo? - A resposta é fácil: “Apostando na sua formação.”

Quem faz as organizações são as pessoas que a constituem. A forma como atuam traduz-se, consequentemente, na forma como atuará a empresa. É possível e necessária uma maximização do aproveitamento do potencial individual, formar os “líderes para o amanhã” pois estamos perante um novo mundo, concorrencial e globalizado, onde a atualização dos saberes (saber-ser/estar, saber-fazer e saber-saber), faz parte das exigências básicas para o trabalhador do Séc. XXI.

Toda e qualquer empresa procura, incessantemente, encontrar meios e soluções para alcançar uma maior eficácia e potencial dentro da Organização. A formação dos trabalhadores é uma preocupação de qualquer organização, considerando os avanços inerentes à tecnologia e à procura da melhoria contínua. Mas não é só um fator de competitividade para a empresa, a formação é também um fator de sobrevivência, pois as empresas necessitam de trabalhadores com competências necessárias para fazerem face a qualquer exigência.

O conhecimento é, sem dúvida, a maior fonte de riqueza que o indivíduo possui. É fundamental atualizarmo-nos, reciclarmo-nos e adaptarmo-nos aos mais variados contextos.

 

Autor: Dr. Francisco Gonçalves - Diretor de Recursos Humanos do Grupo H Saúde & Gestor de Formação da Academia H Saúde

 

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 26 de abril de 22