Testes de Antigénio


Teste imunocromatográfico rápido para a deteção qualitativa do antigénio da proteína da nucleocápside do coronavírus-2 relacionado com a síndrome respiratória aguda grave(SARS-CoV-2) em amostras de exsudado nasofaríngeo humano, colhido com zaragatoa, para auxiliar o diagnóstico rápido da infeção por coronavírus (COVID-19). 

O teste é realizado colocando a amostra extraída no compartimento da amostra (S) da cassete e observando a formação de linhas coloridas.
Os antigénios da proteína da nucleocápside do SARS-CoV-2 são detetados utilizando anticorpos monoclonais altamente sensíveis. 

A amostra migra ao longo da membrana por capilaridade. Se estiver presente na amostra, o antigénio do SARS-CoV-2 reage com os anticorpos monoclonais conjugados com partículas de ouro coloidal, que são então capturados por anticorpos monoclonais secundários imobilizados na região de teste (T), onde formam uma linha colorida. A presença desta linha colorida indica um resultado positivo, enquanto a sua ausência indica um resultado negativo. 

Como controlo do procedimento, é necessário que surja uma linha colorida na região de controlo (C) que confirme que a amostra absorvida é suficiente. 

 

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS 

Positivo (+) 

Aparecem duas linhas coloridas na membrana. Uma linha aparece na região de controlo (C) e outra na região de teste (T). O resultado é positivo quanto ao SARS-CoV-2.

Nota: a intensidade de cor da linha que aparece na região de teste (T) pode variar em função da concentração do antigénio de SARS-CoV-2 na amostra. Portanto, qualquer sombra de cor na região de teste (T) deve ser considerada como resultado positivo. 

Negativo (-) 

Aparece apenas uma linha colorida na região de controlo (C). Não aparece nenhuma linha colorida na região de teste (T). 

Inválido 

Se apenas for visível uma linha colorida na região de teste (T) ou se não for visível qualquer linha, o teste é inválido e deve ser repetido com uma nova cassete de teste.

Nota: as razões mais comuns para resultados inválidos são um volume de amostra insuficiente, procedimentos incorretos ou testes expirados.


Contacto telefónico para as marcações - 262 925 610