O que é a Reumatologia?


O que é a Reumatologia?

A Reumatologia é a especialidade médica que diagnostica e trata as doenças (não traumáticas) que envolvem, tendencialmente, o sistema músculo-esquelético (ossos, articulações, músculos e tendões).

Na realidade, mais de metade dos portugueses sofre de pelo menos uma doença reumática, e estas são a primeira causa de incapacidade laboral (dados do estudo EpiReumaPt - http://www.reumacensus.org/).

O sintoma mais importante na reumatologia é a dor. Dor frequentemente, acompanhada de rigidez, calor, tumefação e perda de função. Outros órgãos também podem ser atingidos, como o coração, o rim, o pulmão, o sistema nervoso, o aparelho digestivo, o olho e a pele.

Existem mais de 200 doenças reumáticas muito heterogéneas. Não existe um exame universal nem nenhum pacote de análises específicas para o diagnóstico em reumatologia, pelo que, em caso de dúvida, é essencial consultar o Reumatologista que era realizar um estudo clínico completo dirigido para cada situação. 

A reumatologia abrange doenças tais como:

- Doenças inflamatórias sistémicas (onde há desregulação da imunidade); artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistémico, síndrome de Sjögren, esclerose sistémica, espondiloartrite (espondilite anquilosante), doença de Behçet, artrite psoriática, sarcoidose e vasculites, entre outras.

- Doenças degenerativas das articulações, incluindo da coluna vertebral (osteoartrose).

- Doenças ósseas metabólicas, como a osteoporose, a doença óssea de Paget, a osteomalacia e o raquitismo.

- Doenças articulares microcristalinas; como gota e outras doenças mediadas pela deposição de cristais.

- Patologia periarticular (das estruturas à volta das articulações), como entesites, tendinites, tendinoses, tenossinovites e bursites.

- Fibromialgia, caracterizada por dor generalizada, fadiga constante e dificuldade na concentração e memória. Bem como outros síndromes de dor generalizada.

 

SABIA QUE? A dor na coluna (dorsalgia) é um sintoma muito frequente e geralmente benigno. No entanto, em alguns casos este pode ser o único sintoma de uma doença inflamatória e deformante, a espondiloartrite (espondilite anquilosante). Se tiver dor na coluna que agrava com o repouso ou rigidez marcada quando acorda (como se ficasse “preso na cama”) deverá consultar um especialista, principalmente se tiver outros sintomas acompanhantes como placas de psoríase, inflamação intestinal ou uveíte (inflamação no olho).

 

Para além do diagnóstico e tratamento (farmacológico e não-farmacológico) em consulta, o seu Reumatologista poderá realizar técnicas complementares, tais como:

- Infiltração articular, com punção para introdução de fármaco, como corticoide ou viscosuplementação (com introdução de gel a base de ácido hialurónico);

- Artrocentese; com punção para retirada de líquido da articulação;

- Infiltração peri-articular, para alívio da dor em estruturas peri-articulares;

- Capilaroscopia do leito ungueal, exame não-invasivo que permite observar a microcirculação (especialmente útil em doentes com Fenómeno de Raynaud e/ou esclerose sistémica);

- Ecografia para apoio no diagnóstico e realização de tratamentos “ecoguiados” (como as infiltrações ecoguiadas).

 

SABIA QUE? A ecografia pode ser uma ferramenta muito útil que permite observar estruturas músculo-esqueléticas em tempo real de forma para esclarecer dúvidas no diagnóstico e, em certos casos, acompanhar a evolução clínica e a resposta ao tratamento.

 

Marque já a sua consulta através do nosso formulário de marcações ou através dos nossos contactos diretos.

 

Autor: Dr. Santiago Rodrigues Manica - Médico Reumatologista | Investigador no CEDOC, NOVA Medical School

 

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 17 de maio de 22