Mesoterapia: O que é e para que serve?


Mesoterapia: O que é e para que serve?

Autor: Dra. Diana Ascenso - Médica Fisiatra/Especialista em Medicina Física e de Reabilitação na Policlínica da Benedita e na Clínica das Olhalvas

A mesoterapia é uma técnica minimamente invasiva que consiste na aplicação de microinjeções ao nível intradérmico (dentro da pele).

São usadas misturas de 2 ou 3 medicamentos, escolhidos em função da patologia e do efeito que se pretende obter, que depois são aplicados com agulhas muito finas e curtas. A associação de fármacos mais utilizada contém anestésico local, anti-inflamatório e relaxante muscular.

Estas infiltrações repetidas são efetuadas com a ajuda de uma pistola de injeção (ou manualmente com uma seringa e agulha), com a profundidade de apenas alguns milímetros, diretamente na região a tratar.

O número de sessões a realizar é variável e será definido em conjunto com o médico, pois dependerá de vários fatores, nomeadamente da patologia em causa bem como da evolução clínica. Geralmente são realizados cerca de 3 a 5 sessões, com periodicidade semanal ou quinzenal.

Esta técnica permite a deposição do medicamento no local da lesão, com uma duração do efeito mais prolongada e com uma probabilidade de efeitos secundários reduzida. A execução da mesoterapia é rápida e muito bem tolerada, indolor ou leve desconforto, visto serem usadas agulhas de muito pequenas dimensões.

Este tratamento tem diversas aplicações, particularmente no controle da inflamação e dor, aguda ou crónica, com origem no aparelho musculoesquelético. A mesoterapia pode ser usada isoladamente ou de forma complementar com o restante tratamento efetuado no âmbito da dor, nomeadamente em associação com o plano de fisioterapia. É utilizada no tratamento da dor relacionada com:

- Contraturas musculares;

- Artrose, designadamente da coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias), acrómio-clavicular, ancas, joelhos e tornozelos;

- Tendinites/ tendinopatias (ombro, cotovelo, tornozelo, pé) e roturas tendinosas;

- Tenosinovites, bursites;

- Sequelas traumáticas de entorses e lesões musculares;

- Fibromialgia.

As contraindicações para o tratamento são: reação alérgica/ hipersensibilidade aos medicamentos, infeção ou alteração da integridade da pele do local a tratar, gravidez, aleitamento materno, crianças e cancro ativo.

Marque já a sua consulta através do nosso formulário de marcações ou através dos nossos contactos diretos.

 

Autor: Dra. Diana Ascenso - Médica Fisiatra/Especialista em Medicina Física e de Reabilitação na Policlínica da Benedita e na Clínica das Olhalvas

 

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 24 de maio de 22