Cuidados com o Sol: Fotoprotecção e Hiperpigmentação


Cuidados com o Sol: Fotoproteção e Hiperpigmentação

Autor: Dra. Sofia Lourenço Silva, Farmacêutica – Farmácia Alves Benedita

O Verão traz consigo menos roupa e mais exposição da pele, quer na praia, quer no trabalho se este for ao ar-livre, quer nas nossas deslocações fora de casa, ou seja, em todos os casos, o aumento da exposição aos raios ultravioleta (UV).

Os UV representam 5% dos raios solares que chegam à Terra e são muito poderosos. Os raios UVC são geralmente bloqueados pela camada de ozono (atenção que devido à poluição a camada de ozono está mais fina e não protege como outrora) e os raios UVA e UVB podem ter consequências nefastas para a pele. Cerca de 95% dos UVA que atingem a superfície da terra, penetram profundamente na pele tendo consequências perigosas para a saúde a médio/longo prazo.

Estão associados ao envelhecimento, à Hiperpigmentação e a cancros de pele normalmente designados por melanomas. Não são neutralizados por nuvens ou vidros, um dos motivos para utilizar proteção solar todo o ano, principalmente nas zonas descobertas, rosto e mãos. Os UVB, são responsáveis pelo bronzeado, mas também pelas queimaduras solares, reações alérgicas ao sol e cancro de pele.

A exposição solar tem vários benefícios, como promover o bem-estar, reduzir o stress, ativar a síntese de vitamina D3. E possui ainda efeitos benéficos em algumas patologias como a atopia ou psoríase.

No entanto, sem os devidos cuidados, a exposição solar pode ser perigosa para a sua saúde. O eritema (vermelhidão na pele), reações alérgicas, fotoenvelhecimento e foto carcinogénese (cancros causados pela exposição à radiação UV)., são alguns dos exemplos da consequente exposição indevida ao sol.

Para reduzir os efeitos negativos do sol devemos ter os seguintes cuidados:

• Evitar a exposição na hora de maior calor;

• Utilizar óculos escuros, chapéu e roupa com proteção UV;

• Utilizar protetores solares.

Como escolher o protetor solar?

Devemos escolher uma proteção solar que combine UVA, UVB e UVA longa. Uma pele clara com cabelos e olhos claros, precisa de proteção alta ou muito alta (FPS 30/50+), uma pele mais escura pode usar um fator de proteção menor. Se tem pele sensível, deve usar uma marca com fórmulas desenvolvidas para peles sensíveis. Crianças com menos de três anos devem optar pelos filtros físicos (consulte sempre o seu pediatra antes da exposição solar).

Proteção UVB: o sistema FPS

É um sistema para medir a proteção UVB. Não indica o tempo de exposição solar, mas sim a quantidade de radiação UVB necessária para causar eritema. Lembre-se: Nenhum protetor solar protege 100% das radiações. Por exemplo, um SPF de 50 confere 98% de proteção contra a radiação UVB. Isto, quando aplicamos 2mg/cm2 de protetor solar, no entanto, em condições reais por norma aplicamos apenas 0.5 mg/cm2, ou seja, apenas 25% da quantidade adequada.

Proteção UVA: o sistema PPD

É o sistema utilizado para medir a proteção dos UVA. Um PPD mais alto significa uma proteção mais forte e mais longa contra os efeitos nocivos dos raios UVA. 

Tipos de filtros solares:

• Filtros Físicos: atuam como barreira física, não são absorvidos pela pele. Não causam alergias nem reagem com a pele, sendo por isso os mais indicados para crianças com menos de três anos, grávidas ou pele alérgica.

• Filtros Químicos: absorvem a radiação transformando-a em energia. São

absorvidos pela pele e têm uma domesticidade mais agradável.

• Regras da aplicação do protetor solar:

• Aplicar antes de sair de casa;

• Reaplicar a cada 2 a 3 horas e após cada banho.

 

Um dos efeitos negativos mais frequentes da exposição solar é a hiperpigmentação. É a alteração da cor normal da pele com o aparecimento de manchas mais escuras devido ao excesso de volume e distribuição irregular de melanina.

As pessoas com pele morena são mais afetadas pelas marcas de hiperpigmentação do que as pessoas com um tom de pele mais claro, porque a pigmentação da pele é mais forte na pele morena.

Tem como fatores agravantes ou desencadeantes os UV, traumatismos, inflamação e alterações hormonais. Existem diferentes tipos de Manchas ou Hipermelanoses:

• Efélides ou sardas - aparecem na infância e escurecem com a exposição solar. Diminuem com a idade, com ou sem exposição solar;

• Lentigo Actínicos - também conhecidas pelas “manchas da idade”, aparecem com a idade em zonas mais expostas como as mãos e rosto. Os UV são a principal causa.

• Melasma - surge durante a gravidez ou tratamentos com hormonas (estrogénio e progesterona). É mais frequente na testa, por cima do lábio e maçãs do rosto. Agrava com a exposição aos UV.

• Outros - lesões acneicas, contacto com agentes químicos e tratamentos médicos como o peeling.

A melhor forma de prevenir a hiperpigmentação é utilizar um protetor solar com um índice de proteção muito alto durante todo o ano. Para reduzir as marcas de hiperpigmentação existem vários tratamentos no mercado, os mais comuns são:

• Vitamina C

• Vitamina E

• Ácido Kójico

• Ácido Azelaico

• Nicotinamida

• Ácido salicílico

• Laserterapia, Hidroquinona (apenas com aconselhamento de dermatologia).

 

Aconselhe-se sempre com o seu médico ou farmacêutico e proteja a sua pele e a sua saúde.

Como pode marcar a sua consulta / teleconsulta no Grupo H Saúde?

1) Marcar a consulta ou teleconsulta através do nosso formulário de marcações

Aceda ao site do Grupo H Saúde em: https://grupoh.pt, navegue até ao separador “Marcações” (use o botão no cabeçalho do site) e faça a sua marcação da forma habitual, escolhendo a opção “Teleconsulta” no campo “Clínica Pretendida”.

2) Marcar a consulta ou teleconsulta através do telefone ou email

Contactar através das seguintes opções:

Não se esqueça de indicar que pretende a realização de uma “Teleconsulta”, se for esse o caso, e de confirmar se a teleconsulta está disponível para a especialidade que procura.

 

Marque aqui a sua consulta!

 

terça, 09 de agosto de 22