As outras doenças continuam a existir


O Mundo inteiro está mergulhado em assuntos relacionados com a Covid-19. Mas... E as outras doenças? Desapareceram quando o vírus Covid-19 surgiu? E a sua saúde pode esperar? Atualmente, não pudemos deixar de lado a prevenção e o tratamento de outras enfermidades. É preciso reforçar a relevância da prevenção e manutenção de tratamentos, mesmo vivendo em paralelo com esta pandemia. De facto, é urgente realçar que os outros problemas de saúde não esperarão que esta fase pandémica cesse para se manifestarem e os doentes crónicos não se curaram. 

Sem dúvida, que as diretrizes e recomendações para o combate à Covid-19, amplamente divulgadas, devem ser cumpridas sendo seguro e obrigatório comparecer nas unidades de saúde com todas as medidas de prevenção. 

A população não deverá deixar de procurar assistência médica, caso tenham sintomas que possam indicar outras patologias, nem deixar de realizar exames complementares de diagnóstico; pois AVCs, enfartes, neoplasias, traumatismos, diabetes, hipertensão, entre tantas alterações possíveis não desapareceram, infelizmente, para os doentes. Caso contrário, teremos o previsível agravamento do estado de saúde, ficando esta fase pandémica também marcada por um aumento de mortalidade das doenças crónicas. 

Não deixe de marcar as suas consultas e não descure a medicação prescrita. Não piore o seu estado clínico. Temos de sobreviver à Pandemia e a obrigação de tudo fazer para minorar todos os contratempos que surgiram nas nossas vidas. 

É hora de cuidar-se... Ainda mais! 

 

Enfermeira Andreia Pedro

Quarta, 10 de Fevereiro de 21