A formação contínua é o caminho para o sucesso


Todos estamos, cada vez mais, conscientes de que é essencial aprender ao longo de toda a carreira. 

O mercado de trabalho está a todo vapor e cada vez mais os profissionais estão a especializarem-se e a atualizarem-se para garantir o melhor posicionamento. Neste panorama, a formação continua surge como uma das principais ferramentas de sucesso no aumento das competências e dos níveis de produtividade e rentabilidade. Para além disso, manter os profissionais atualizados sobre as mais recentes tendências, legislação, tecnologias e exigências práticas para as suas funções profissionais, contribui de forma positiva para a capacidade de inovação, adaptação ou até mesmo para incentivar a interação de grupo entre os colaboradores, fatores que se têm revelado verdadeiramente cruciais para as empresas. 

O investimento no desenvolvimento das suas competências e nas competências dos seus colaboradores, coloca-o na rota do sucesso através de uma melhoria significativa de desempenho a vários níveis. Ao recorrer a uma formação profissional eficiente e eficaz no seio da própria empresa, os gestores vão conseguir melhores resultados, quer ao nível da qualificação, quer ao nível da produtividade. 

As empresas que apoiam e investem na formação da sua força de trabalho ganham uma vantagem competitiva no que diz respeito à captação e retenção de talento de profissionais, já que demonstram um compromisso genuíno para com os seus empregados. 

A formação profissional contínua tem um papel crucial no desenvolvimento da carreira de qualquer profissional. Apostar na formação dos recursos humanos é apostar na principal área chave para a competitividade. Sem trabalhadores qualificados não há empresas de sucesso. O investimento permanente em formação profissional contínua dos colaboradores deve ser encarado como uma necessidade intrínseca (colaboradores formados são colaboradores preparados para dar resposta às necessidades e constantes mudanças do mercado global). 

Portugal é um dos países da União Europeia com a taxa de qualificação mais baixa. Este número tem impacto a nível socioeconómico, nomeadamente, nos níveis de produtividade e rentabilidade das empresas nacionais. A formação profissional apresenta-se como a resposta adequada que permite colmatar esses baixos níveis de produção aumentando os conhecimentos e competências do capital humano que se mostram insuficientes ou desajustados. 

A realização de ações de formação contínua permite aos colaboradores terem a oportunidade de obter novos conhecimentos e adquirirem novas ferramentas que lhes permitem estar preparados para um contexto cada vez mais exigente no qual a inovação, a criatividade, a necessidade de mudança e a competitividade são uma constante. 

A formação profissional apresenta-se, assim, como uma oportunidade para os colaboradores adquirirem competências conducentes à execução de um trabalho de excelência. Deve, por isso, ser encarada como uma oportunidade de evolução e não um encargo. 

No âmbito profissional verifica-se, por diversas vezes, que as técnicas de trabalho tomadas como certas e eficazes, tornam-se, apressadamente, obsoletas e substituíveis. 

Assim, a formação profissional é essencial para que as empresas e os colaboradores possam ter acesso a informação mais atual. 

Em cada ano, as organizações devem assegurar formação contínua a pelo menos 10% dos trabalhadores da empresa e, cada trabalhador tem o direito a um número mínimo de 40 horas de formação contínua, por ano. Promova a qualificação dos seus colaboradores. 

A Academia H Saúde é o parceiro que necessita para planear e organizar o seu plano de formação anual ou plurianual. Confie nos nossos serviços para aumentar as competências e valorizar os seus colaboradores e serão eles que farão aumentar os seus resultados. 

Temos vindo a trabalhar com diversas empresas, a quem agradecemos a confiança depositada, no aumento das capacidades e aptidões dos seus colaboradores, desenvolvendo com eles diversas ações de formação onde tentamos, sempre que possível, implementar uma vertente muito prática nas sessões, como por exemplo:
• Línguas estrangeiras;
• Primeiros Socorros e SBV (Suporte Básico de Vida);
• Segurança e Higiene no Trabalho;
• Prevenção e Combate a Incêndios;
• Segurança na Condução de Empilhadores;
• Comunicação Assertiva e Relacionamento Interpessoal;
• Motivação, Liderança e Trabalho em Equipa;
• Gestão de Conflitos e Stress.

Dr. Francisco Gonçalves, Gestor de Formação Academia H Saúde

terça, 09 de novembro de 21