Um doente é muito mais do que a sua doença renal


Um doente é muito mais do que a sua doença renal - A perspetiva do Centro Médico de Diálise da Benedita.

Autor: Enf.ª Ana Rita Santos - Enfermeira Chefe no Centro de Diálise da Benedita

Em Portugal, o número de doentes renais crónicos continua a aumentar, sendo atualmente um dos países com maior incidência e prevalência de doentes em tratamento de Hemodiálise. Neste contexto, e visando dar resposta a uma crescente necessidade nesta região de prestação de cuidados de saúde na área da Hemodiálise, foi inaugurado o Centro Médico de Diálise da Benedita no dia 2 de outubro de 2019.

Iniciando o acompanhamento dos nossos utentes, rapidamente percebemos que o nosso papel enquanto prestadores de cuidados de saúde, iria muito além do tratamento de hemodiálise. Defendendo uma visão do “cuidar holístico”, acompanhamos o doente no seu processo global de doença, integrando os seus familiares e o meio em que se inserem. 

A importância da prevenção e da formação

Consideramos ainda ter o dever de atuar na prevenção da doença renal na comunidade. A doença renal é assintomática até às fases avançadas da doença, sendo necessário sensibilizar a população para a importância da vigilância e controlo dos principais fatores de risco, hipertensão, diabetes e dos rastreios. Esta é uma das preocupações do Centro Médico de Diálise da Benedita (CMD), que promove consultas de rastreio de doença renal tanto aos familiares dos seus doentes como à população em geral.

Atualmente o CMD conta com uma vasta equipa multidisciplinar de profissionais de saúde: assistentes operacionais, enfermeiros, médicos, farmacêutica, nutricionista e assistente social permanente.

O CMD promove ainda, o conhecimento técnico e científico de toda a sua equipa multidisciplinar: assistentes operacionais, enfermeiros, médicos, farmacêutica, nutricionista e assistente social, garantindo assim um tratamento de hemodiálise de excelência, cuidando o doente no seu todo. Certo de que uma relação de proximidade, disponibilidade e confiança para com os nossos doentes e respetiva família contribui para uma melhor qualidade de vida e bem-estar destes. 

Acompanhamento holístico

Neste sentido, desde a sua abertura até ao momento, o CMD tem implementado um programa diferenciador no acompanhamento dos seus utentes insuficientes renais crónicos. Contando com uma assistente social permanente, que acompanha não só o doente como também a sua família, atuando como rede de suporte dos mesmos e fazendo a ponte entre o CMD e o contexto social em que o doente se insere. Os doentes do CMD beneficiam ainda de cuidados de saúde complementares, nomeadamente:

- Consultas de neurologia;

- Check-up/consulta de estomatologia (2x ano);

- Consultas de rastreio de nefrologia a familiares diretos;

O CMD promove o bem-estar do doente

São preparados lanches personalizados durante o tratamento, comemoradas datas e dias festivos, festejando o aniversário de todos os doentes com um bolo e cantando os parabéns com toda a equipa presente reunida. São gestos simbólicos que o CMD valoriza e que acredita contribuírem para o bem-estar dos doentes e colaboradores.

Com foco na excelência dos cuidados e na qualidade de vida dos doentes, trabalha diariamente, para poder fazer a diferença na personalização como cada pessoa é tratada, transmitindo-lhe uma visão positiva da vida e atuando como âncora no seu dia-a-dia. 

Centro Médico Diálise da Benedita

  • Edifício Grupo H Saúde - Rua da Policlínica s/n - 2475-151 Benedita
  • Tel.: 262925615
  • E-mail: geral@cmdb.pt
  • Horário: Segunda a Sábado das 07h00 às 00h00

 

Marque já a sua consulta de rastreio através do nosso formulário de marcações ou através dos nossos contactos diretos.

 

Marque aqui a sua consulta de rastreio!

 

 

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 28 de junho de 22