Sorria!


Alguns de vós devem estar a pensar a que propósito é que este assunto é importante para a gestão de uma empresa. Não é importante, é vital!

O sorriso serve de cartão de visita quando trabalhamos com o público. Ele fortalece as nossas relações com o mundo exterior, estimula a criatividade e torna o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

Mesmo entre colegas, experimente sorrir e vai ver que mais facilmente colaboram em qualquer coisa que seja necessário agilizar e o farão dando-lhe uma maior prioridade.

Sorrir pode e deve tornar-se um hábito até mesmo familiarmente. Reagimos com um sorriso a quem sorri e a partir desse momento é como se abríssemos uma porta e víssemos o outro ser humano como um amigo , sem reservas – e é assim que o outro se sentirá.

Uma pessoa feliz pode mudar o mundo. Uma das maneiras de começar a pôr tal ideia em prática é sorrindo. Experimentem que não custa!

 Devemos sempre acolher as pessoas com uma postura carismática e afetuosa e seremos lembrados com carinho. Não devemos menosprezar o ato de sorrir - não só abre portas como também fortalece relações. Se realmente quisermos mudar o mundo devemos levar o sorriso a sério.

A fisionomia de quem não tem hábito de sorrir é sempre fechada, triste, zangada, amuada, de mal com o mundo. Você deseja ser visto assim, por toda a gente que o/a rodeia? Provoca nos outros anticorpos e igual disposição. O sorriso não é o mesmo que o riso e o seu poder é enorme, saber sorrir é algo de muito importante.

Antoine de Saint-Exupéry, um autor que muito aprecio diz: “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.

É importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, pode estimular um trabalho, se for de aprovação, pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, mas pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.

O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão.

 

Sorrir, nem sempre é fácil. A dor, o cansaço e às vezes algum desânimo tornam, por vezes, o ato de sorrir mais complicado de surgir. Aqui é que se coloca o desafio, de conseguir sorrir perante as adversidades da vida e é isso que destaca os mais fortes.




Henrique Henriques

Director Executivo do Grupo H Saúde

quinta, 02 de abril de 20