Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho


Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho: Sabe o que é e porque é importante?

Autor: Cláudio Rodrigues - Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

As empresas, em geral, são responsáveis pelo ambiente de trabalho dos seus colaboradores, assim como pela segurança envolvida nestes. Neste âmbito, a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho é uma área que procura reduzir os riscos profissionais. Fazendo-o, através da identificação e mitigação de fatores que podem afetar o ambiente dos colaboradores. A Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho tende em sensibilizar as entidades, e os próprios colaboradores, procurando eliminar as condições inseguras, sempre com um objetivo em mente... prevenir acidentes! Vejamos cada um dos pontos essenciais desta área...

A Segurança no Trabalho, propõe-se combater, de um ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, identificando e eliminando, ou reduzindo para níveis aceitáveis as condições inseguras do ambiente. Passa ainda pela educação dos trabalhadores para utilizarem medidas preventivas.

A Higiene no Trabalho, por seu lado, tem como objetivo mitigar, também de um ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador).

Já a Saúde no Trabalho, pretende combater as doenças profissionais, identificando através de indicadores clínicos (exames, análises clínicas, questionário de saúde), os sinais do surgimento da doença profissional e tomando as medidas necessárias para o seu tratamento.

Estas atividades estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes e de manter um nível de saúde dos colaboradores da empresa.

No que diz respeito aos Acidentes de Trabalho, são aqueles que ocorrem no local e tempo de trabalho e que produzem direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte a morte ou a redução na capacidade de trabalho ou de ganho. 

Impacto no trabalhador: Sofrimento físico e mental; Cirurgias e remédios; Próteses e assistência médica; Fisioterapia e assistência psicológica; Dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção; Diminuição do poder de compra; Desamparo à família; Estigmatização do acidentado; Desemprego; Marginalização; Depressão e traumas.

Impacto na empresa: Transporte e assistência médica de urgência; Comoção coletiva ou do grupo de trabalho; Interrupção da produção; Prejuízos ao conceito e à imagem da empresa; Destruição de máquina, veículo ou equipamento; Danos em produtos e/ou matéria-prima; Investigação de causas e correção da situação; Pagamento de horas extra; Atrasos no cronograma de produção e entrega; Recrutamento e formação do substituto; Aumento do prémio do seguro; Multas e encargos contratuais; Custos legais com processos, civis ou criminais; Indemnizações.

Aumento dos custos de produção e consequente elevação de preços dos produtos e/ou serviços.

Relativamente às Causas de acidentes de trabalho, estás podem ter origem em:

Causas humanas - maus hábitos de trabalho; falta de experiência; falta ou deficiente formação profissional; cansaço; e stress.

Causas Materiais - materiais defeituosos; equipamentos em más condições; ambiente físico ou químico não adequado.

O Grupo H Saúde possui ao seu dispor os Serviços de Medicina no Trabalho, Higiene e Segurança no Trabalho e Higiene e Segurança Alimentar. Peça já o seu orçamento através deste formulário ou através dos nossos contactos diretos.

 

Peça aqui o seu orçamento!

 

---

 

Nota: Este artigo não serve como aconselhamento. O seu fim é estritamente informativo e não dispensa, em caso algum, a análise específica do seu caso em concreto.

terça, 14 de junho de 22