Ortopedia Funcional dos Maxilares


Vivemos tempos em que a saúde oral é cada vez mais valorizada e a procura de cuidados de medicina dentária acontece cada vez mais cedo. Assim, é possível não só atuar de forma preventiva, como também obter uma detecção precoce das doenças orais.

Hoje em dia é cada vez mais comum a utilização de aparelhos dentários, quer por motivos estéticos de alinhamento dentário, quer por motivos funcionais e estruturais. Segundo a OMS, a terceira doença oral mais comum na população a nível mundial são as más-oclusões, ou seja, o encaixe dos maxilares e dentes faz-se de forma incorreta. Muitas pessoas ainda acreditam que devemos esperar pela troca de todos os dentes para podermos iniciar os tratamentos de correção dentária. Mas será que é bom esperar por essa alteração mais definitiva? Quais são as vantagens de optar por uma intervenção precoce?

através da Ortopedia Funcional dos Maxilares, já é possível intervir desde cedo, até mesmo na dentição de leite ou durante a troca dos dentes.

O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares? A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma área da medicina dentária dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das alterações do crescimento e desenvolvimento craniofacial. Através da Ortopedia Funcional dos Maxilares é possível corrigir discrepâncias existentes entre os maxilares e, consequentemente, ajudar na correção da posição dos dentes. Esta especialidade está diretamente relacionada com o crescimento da face. A principal vantagem de optar por uma intervenção precoce é a possibilidade de evitar a evolução de diversos problemas associados ao crescimento da face e dos maxilares.

Quais as possíveis causas dos dentes tortos nas crianças? As principais causas associadas às más-oclusões são os hábitos prejudiciais como o uso de chupeta, biberão ou sucção dos dedos, as alterações a nível da respiração, nomeadamente a respiração oral e a mastigação inadequada.

As alterações no crescimento e desenvolvimento dos maxilares interferem com a harmonia da face e estão relacionadas com as funções orais da respiração, deglutição, fala e mastigação. O correto crescimento e desenvolvimento dos maxilares, assim como as funções orais adequadas, são fundamentais para a qualidade de vida da criança. As alterações estéticas e na fala condicionam a autoestima da criança e têm um impacto na saúde oral e geral da criança. Na consulta de Ortopedia Funcional dos Maxilares, promovemos a deteção e intervenção atempada e personalizada para cada caso clínico. Cada paciente é avaliado e tratado de forma a recuperar não só a estética, mas principalmente a função e a melhoria do seu estado de saúde. Fique atento aos sinais de alerta e lembre-se que prevenir é sempre melhor do que tratar.


Dra. Rita Carreira, Médica Dentista na Policlínica da Benedita

quarta, 27 de janeiro de 21