O que aprendemos com a pandemia?


Esta análise pressupõe uma conversa interior feita em silêncio primeiro. Depois podem e devem fazê-la em conjunto. 

Apreendemos a ser mais tolerantes? 

Aprendemos que vivemos no mesmo planeta e que a desgraça alheia, mesmo a que ocorre longe, nos pode bater à porta num piscar de olhos? 

Aprendemos que este vírus não sobrevive à solidariedade e que ao protegermos a nossa saúde estamos a também a proteger a de todos com quem interagimos? 

Aprendemos que tudo o que entendemos como adquirido e como tal tudo o que não valorizamos pode desaparecer num segundo? 

Aprendemos por isso a dar outra importância aos bons momentos e à felicidade? 

Aprendemos que o valor da saúde e de um sistema de saúde, de técnicos na linha da frente é um bem precioso que pode salvar vidas e impedir uma catástrofe? 

Aprendemos o valor da responsabilidade? 

Aprendemos o valor dos professores, que ensinam as crianças e jovens? 

Aprendemos a reagir, a procurar outras viabilidades para os nossos negócios ou trabalho? 

Aprendemos a tratar melhor os que estão ao nosso lado? 

Aprendemos que os animais por algum motivo foram poupados a isto e que se calhar foi outra maneira de percebermos onde nos conduz a ganância e a falta de respeito pelas espécies e pela natureza? 

Aprendemos a reinventar a vida? Aprendemos a renascer? 

Agora que se aproxima uma nova fase de “contingência” e também o mês de Outubro em que os cientistas prevêem novo pico, a somar às gripes já fatais para os idosos, convinha mergulharmos nas emoções que sentimos desde Março, na ansiedade, na preocupação, no medo e porque não, também na nossa capacidade de nos superarmos e sairmos dos caminhos mais percorridos. 

Aprendermos a gerir melhor as nossas fragilidades mas também a não esquecermos que temos forças para as enfrentar e que há quem tenha formação para nos ajudar se necessitarmos. 

Aprendemos que isolados somos mais fracos e que a adaptação a uma nova realidade é fundamental para prosseguirmos mais fortes e ultrapassarmos esta provação. 

Nós estaremos Aqui, Por si! 

 

 Henrique Alves Henriques, Diretor Executivo Grupo H Saúde

sexta, 04 de dezembro de 20