Grupo H Saúde esteve presente na final da Taça de Portugal de Paraciclismo e no XXVI Circuito de São Bernardo em Alcobaça


Grupo H Saúde foi novamente o parceiro oficial que assegurou todos os atletas durante a corrida, com a presença da médica do circuito, Dra. Fátima Lorvão Figueiredo.

Alcobaça acolheu a final da Taça de Portugal de Paraciclismo que antecedeu o Circuito de Ciclismo de S. Bernardo e consagrou os vencedores em apoteose no final do tradicional circuito numa festa de ciclismo.

Este é o evento desportivo que mais público atrai à cidade de Alcobaça num só dia. Para o êxito desta prova de ciclismo contribuiu o traçado urbano com um percurso total de 75 quilómetros, onde coexistem as rectas propícias ao despique em velocidade e as subidas que levam os ciclistas a por à prova a sua resistência proporcionando um bonito espectáculo desportivo.

Domingos Gonçalves, corredor da RP-Boavista, arrasou no 26º Circuito de Ciclismo de S. Bernardo que teve lugar no domingo, dia 20 de Agosto, dia do Municipio de Alcobaça, em que conquistou quase tudo o que havia para conquistar. Na prova organizada pelo Alcobaça Clube de Ciclismo com o apoio do Municipio de Alcobaça e integrada no programa da feira anual de S. Bernardo alinharam à partida 96 corredores em representação de 15 equipas, que tiveram pela frente um percurso de 75 km feitos em 30 voltas no percurso habitual e que reúne condições excelentes para a modalidade.


O apito inicial lançou os heróis da estrada numa luta pelos prémios tentadores e vários foram os corredores que tentaram a sorte e deram mostras de querer chegar ao mais alto lugar do podium mas a meio da corrida Domingos Gonçalves, actual Campeão Nacional de Contra-Relógio, começou a mostrar que era candidato à vitória. Nessa altura fez da prova um autêntico contra-relógio, lançou-se numa velocidade alucinante e na penúltima volta dobrou o pelotão e como se ainda faltasse muito para terminar manteve o ritmo sagrou-se um destacado vencedor alcançando o 1º lugar da classificação e arrebatando ainda o “Prémio da Montanha”, e os prémios de “Vencedor da Volta Mais Rápida” e “Vencedor do Maior Número de Volta”, conquistando tudo o que podia conquistar. No final da corrida Domingos Gonçalves manifestou a sua satisfação afirmando “tive de andar muito tempo à morte e estava a ver que não ia aguentar, mas consegui”.


No 2º lugar da classificação geral ficou Jesús del Pino, da Efapel, seguido no 3º lugar por Luis Gomes também da RP-Boavista, na 4ª posição ficou Mário Salas, do Sporting-Tavira e no 5º lugar ficou Igor Merino, do Burgos-BH.
Na classificação específica para atletas Sub-23, para premiar os mais jovens, o 1º lugar foi para Jorge Magalhães, da equipa Miranda-Mortágua, seguido na 2ª posição por David Ribeiro da Liberty Seguros e André Ramalho, da Jorbi-Team José Maria Nicolau ficou em 3º lugar.


O troféu Timóteo de Matos, criado pelo Alcobaça Clube de Ciclismo para homenagear o ex-presidente da Direcção falecido o ano passado premiando o melhor atleta que tenha integrado a equipa do ACC nos escalões de formação foi este ano conquistado por Pedro Henriques, a correr na equipa Vulcal-Inplénitus-CC Centro.
Na classificação por equipas o 1º lugar foi para a formação LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, a única equipa a obter pontos na classificação colectiva numa prova em que alinharam à partida 96 corredores.
No decorrer da prova, registou-se uma queda, com cinco atletas envolvidos sendo transportados para o Hospital o ex-corredor Alcobacense, Sérgio Paulinho, da Efapel e ainda João Almeida, Oscar Marinez, Schaun Bester e André Evangelista.

segunda, 21 de agosto de 17