Ergonomia no posto de trabalho


Saiba como se deve sentar

Segundo informação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ergonomia é: “A aplicação das ciências biológicas conjuntamente com as ciências da engenharia para obter um ótimo ajustamento do homem ao seu trabalho e assegurar, simultaneamente, a eficiência e o bem-estar”. 

O objetivo da ergonomia é, pela análise da atividade humana, conhecer e compreender as interações entre o homem e o seu ambiente de trabalho, tendo por base os critérios nos quais a ergonomia se baseia, ou seja, o conforto e a segurança dos trabalhadores e/ou utilizadores, bem como a eficácia do trabalho.

1. Ajuste a cadeira de forma a que os antebraços fiquem paralelos ao chão. 

2. Coloque o computador de forma a que a parte de cima do ecrã fique ao nível dos seus olhos. Se necessário, coloque um suporte.

3. Mantenha as pernas ao mesmo nível da cadeira, ou um pouco mais acima, mas nunca mais abaixo. Se necessário poderá utilizar um apoio para colocar os pés e elevar as pernas.

4.Encoste-se bem à cadeira de forma a que a sua coluna fique bem apoiada. Se se sentir melhor pode colocar uma toalha enrolada ou uma almofada na zona lombar.

 

A European Agency for Safety and Health at Work (2007), determina que existem fatores de risco/perigos associados ao trabalho sentado ao computador, que podem relacionar-se com: 

  • As posturas adotadas, devido a natureza sedentária usualmente associada às tarefas desenvolvidas no trabalho ao computador, contribuem frequentemente para a adoção de posturas estáticas durante extensos períodos de tempo; 
  • Por sua vez, é também frequente a adoção de posturas penosas devido à configuração inadequada dos postos de trabalho e à atitude dos trabalhadores (cruzar as pernas);
  • As caraterísticas da atividade, como por exemplo a realização de movimentos repetitivos ao nível do membro superior, através da interação com o teclado e o rato, as exigências visuais e de concentração necessárias no trabalho com o computador.

 

Cláudio Rodrigues

Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho

sexta, 16 de abril de 21