Diálise: O que é, como funciona e quando é necessária


O Centro de Diálise da Benedita, pertencente ao Grupo H Saúde, é uma das unidades que está pronta para as necessidades dos utentes da região, com os nossos profissionais de excelência.

A diálise é um tratamento médico utilizado para substituir parte das funcionalidades dos rins, quando estes deixam de ter capacidade de efetuar o seu papel de forma eficaz. As pessoas com insuficiência renal crónica em fase avançada ou com insuficiência renal aguda grave são os principais interessados neste tratamento.

 

Função dos rins e insuficiência renal

Os rins são órgãos vitais, responsáveis por filtrar o sangue, remover toxinas, controlar o equilíbrio de líquidos e eletrólitos e regular a pressão arterial. Quando os rins deixam de funcionar corretamente (pode acontecer devido a doenças como a diabetes, hipertensão ou infeções renais), o organismo acumula resíduos tóxicos e excesso de líquidos, colocando a vida em risco.

O que é a diálise?

A diálise é um processo artificial que substitui temporária ou permanentemente a função dos rins. Existem dois tipos principais de diálise:

  1. Hemodiálise

É o tipo mais comum. O sangue do paciente é retirado do corpo através de um acesso vascular, filtrado por uma máquina (o dialisador) e devolvido ao organismo. Este processo remove substâncias tóxicas, excesso de sal e líquidos. A hemodiálise é, geralmente, feita três vezes por semana, em sessões que duram cerca de 3 a 5 horas.

  1. Diálise peritoneal

Este método utiliza o peritoneu (membrana que reveste o interior do abdómen) como filtro natural. Introduz-se um líquido especial na cavidade abdominal, que absorve os resíduos do sangue através do peritoneu. Após algumas horas, esse líquido é drenado e substituído. Este tratamento pode ser feito em casa, permitindo uma maior autonomia, sendo feita de forma contínua ou com ajuda de uma máquina durante a noite.

 

Quando é necessária a diálise?

É indicado começar a fazer o tratamento de diálise quando os rins começam a funcionar a menos de 10-15% da sua capacidade e surgem sintomas como:

  • Fadiga extrema;
  • Náuseas ou vómitos persistentes;
  • Inchaço (edema) nas pernas, tornozelos ou rosto;
  • Dificuldade em respirar;
  • Alterações na urina;
  • Desequilíbrio de eletrólitos (como o potássio elevado).

Como é óbvio, começar o tratamento de diálise, é uma decisão médica baseada em exames laboratoriais e na avaliação clínica do paciente.

 

Viver com diálise

A diálise exige mudanças no estilo de vida, incluindo restrições alimentares, controlo rigoroso da ingestão de líquidos e, muitas vezes, ajustes no trabalho e na vida familiar. No entanto, com acompanhamento adequado, os doentes mantêm uma boa qualidade de vida.

 

Ponto Final

A diálise é um tratamento essencial para milhares de pessoas que sofrem de doença renal grave. Embora possa parecer um processo desafiante, é uma ponte vital que salva vidas e permite manter o equilíbrio do organismo quando os rins já não conseguem cumprir essa função.

Por isso, mantenha-se atento à sua saúde! Cuide de si e saiba que o Grupo H Saúde está ao seu dispor para todas as eventualidades!

quinta, 31 de julho de 25

Olá

Olá Bem-vindo ao Whatsapp do Grupo H. Coloque-nos as suas questões.
Responderemos assim que possível.
Grupo H
Olá! Como podemos ajudar?